Entre a Gente...

Entre a Gente...
Construção e Legalização da casa dos nossos sonhos

segunda-feira, 2 de abril de 2012

TIPOS DE CHUVEIRO

Os chuveiros são os mais variados possíveis e existem vários tipos de chuveiro no mercado.
Existem os chuveiros convencionais, as duchas, as duchas eletrônicas, chuveiros a gás e chuveiros com água aquecida por sistema solar. Os mais comuns são os chuveiros elétricos que utilizam o sistema de braço, uma haste de alumínio que suporta o chuveiro e o projeta para fora da parede. Os chuveiros vem evoluindo a cada dia e tudo que se faz é justamente pensando no consumo racional de energia e água.

Os chuveiros elétricos ainda são os mais utilizado em razão do seu baixo custo na hora da compra, no entanto podem se tornar os vilões na hora de receber as faturas de água e luz. A economia da hora da compra nem sempre é uma boa saída para quem precisa economizar, pois os chuveiros ao longo do prazo causam muito consumo de energia elétrica.

O tipos de chuveiro são:

1) Chuveiro elétrico convencional
- é o chuveiro mais utilizado nas casas brasileiras por ser o mais em conta em termos de custos na hora da compra. O funcionamento desse chuveiro se dá da seguinte forma: a água passa por uma resistência elétrica localizada no interior do reservatório do chuveiro e tem a função de aquecer a água que passa pelo sistema. Esse sistema é simples e esse tipo de chuveiro geralmente tem três modos de aquecimento da água. Dentro desse tipo de chuveiro se enquadram os seguintes modelos adicionais:


Ducha- As duchas são a revolução do banho porque proporcionam um banho mais econômico, com orifícios e regulagens que permitem a escolha do tipo de jato que a água deve sair. As duchas podem ser usadas para banhos frios ou quentes, também podem ser duchas higiênicas. Seu funcionamento é o mesmo do chuveiro convencional.

Ducha Eletrônica- a ducha eletrônica tem uma característica singular que é a regulagem da temperatura da água. Com ela é possível escolher qual a melhor temperatura da água, não é preciso diminuir o volume de água para que esquente e muito menos aumentar para que o banho seja um pouquinho mais frio. As temperaturas são indicadas por cores ou por números que representam o grau de aquecimento da água.

Ducha Digital- a ducha digital é totalmente moderna e arrojada, onde é possível controlar funções como inicialização do chuveiro, fluxo de água, temperatura da água, dentre outras, através de um controle remoto.

2) Chuveiros a gás- funciona com sistema elétrico que comanda as funções e com gás GLP para o aquecimento da água. Esse tipo de equipamento funciona como uma caldeira que aquece a água e depois a conduz até o chuveiro(espalhador de água). São dois tipos de funcionamento para aquecer a água:

Por passagem

Onde a água é aquecida pouco a pouco, assim que passa pelo sistema.
A água passa por uma serpentina que fica ao redor da câmara de combustão que aquece a água.

Por acumulação
são aparelhos em que o aquecimento ocorre através da passagem da água por um sistema de serpentina, tendo reservatório por acumulação, em que a água aquecida fica armazenada em boilers instalados no forro ou em falsos armários.


3- Chuveiro com aquecimento solar- A energia solar que é captada por paineis solares , que geralmente ficam em cima dos telhados, é transformada em calor para aquecer a água contida em um reservatório responsável por manter a água quente por um período mais extenso. Existem outros mecanismos para o aquecimento solar. Esse é o meio ecologicamente correto, mas é também o mais caro.

Esses são os tipos de chuveiros existentes no mercado, uns econômico, outros nem tanto, mas todos com a mesma finalidade que é proporcionar um bom banho.

2 comentários: