Entre a Gente...

Entre a Gente...
Construção e Legalização da casa dos nossos sonhos

segunda-feira, 2 de abril de 2012

TIPOS DE CHUVEIRO

Os chuveiros são os mais variados possíveis e existem vários tipos de chuveiro no mercado.
Existem os chuveiros convencionais, as duchas, as duchas eletrônicas, chuveiros a gás e chuveiros com água aquecida por sistema solar. Os mais comuns são os chuveiros elétricos que utilizam o sistema de braço, uma haste de alumínio que suporta o chuveiro e o projeta para fora da parede. Os chuveiros vem evoluindo a cada dia e tudo que se faz é justamente pensando no consumo racional de energia e água.

Os chuveiros elétricos ainda são os mais utilizado em razão do seu baixo custo na hora da compra, no entanto podem se tornar os vilões na hora de receber as faturas de água e luz. A economia da hora da compra nem sempre é uma boa saída para quem precisa economizar, pois os chuveiros ao longo do prazo causam muito consumo de energia elétrica.

O tipos de chuveiro são:

1) Chuveiro elétrico convencional
- é o chuveiro mais utilizado nas casas brasileiras por ser o mais em conta em termos de custos na hora da compra. O funcionamento desse chuveiro se dá da seguinte forma: a água passa por uma resistência elétrica localizada no interior do reservatório do chuveiro e tem a função de aquecer a água que passa pelo sistema. Esse sistema é simples e esse tipo de chuveiro geralmente tem três modos de aquecimento da água. Dentro desse tipo de chuveiro se enquadram os seguintes modelos adicionais:


Ducha- As duchas são a revolução do banho porque proporcionam um banho mais econômico, com orifícios e regulagens que permitem a escolha do tipo de jato que a água deve sair. As duchas podem ser usadas para banhos frios ou quentes, também podem ser duchas higiênicas. Seu funcionamento é o mesmo do chuveiro convencional.

Ducha Eletrônica- a ducha eletrônica tem uma característica singular que é a regulagem da temperatura da água. Com ela é possível escolher qual a melhor temperatura da água, não é preciso diminuir o volume de água para que esquente e muito menos aumentar para que o banho seja um pouquinho mais frio. As temperaturas são indicadas por cores ou por números que representam o grau de aquecimento da água.

Ducha Digital- a ducha digital é totalmente moderna e arrojada, onde é possível controlar funções como inicialização do chuveiro, fluxo de água, temperatura da água, dentre outras, através de um controle remoto.

2) Chuveiros a gás- funciona com sistema elétrico que comanda as funções e com gás GLP para o aquecimento da água. Esse tipo de equipamento funciona como uma caldeira que aquece a água e depois a conduz até o chuveiro(espalhador de água). São dois tipos de funcionamento para aquecer a água:

Por passagem

Onde a água é aquecida pouco a pouco, assim que passa pelo sistema.
A água passa por uma serpentina que fica ao redor da câmara de combustão que aquece a água.

Por acumulação
são aparelhos em que o aquecimento ocorre através da passagem da água por um sistema de serpentina, tendo reservatório por acumulação, em que a água aquecida fica armazenada em boilers instalados no forro ou em falsos armários.


3- Chuveiro com aquecimento solar- A energia solar que é captada por paineis solares , que geralmente ficam em cima dos telhados, é transformada em calor para aquecer a água contida em um reservatório responsável por manter a água quente por um período mais extenso. Existem outros mecanismos para o aquecimento solar. Esse é o meio ecologicamente correto, mas é também o mais caro.

Esses são os tipos de chuveiros existentes no mercado, uns econômico, outros nem tanto, mas todos com a mesma finalidade que é proporcionar um bom banho.

COMO INSTALAR UM CHUVEIRO ELÉTRICO

Se você não sabe como instalar um chuveiro elétrico fique de olho nesse post. Para aprender como instalar um chuveiro elétrico é bem simples, basta olhar atentamente para as especificações da sua ducha. Para instalar um chuveiro é obrigatório e indispensável ter uma chave de testes para identificar qual o fio fase e qual o neutro e terra.

O padrão de cores de fios é:

-azul para neutro
-verde- amarelo para aterramento.
O restante de cores são para fase, fios retorno de lâmpada, mas isso tudo fica a critério do eletricista, então faça os teste sempre porque cada um faz a rede como bem entende.

Como usar uma chave de testes?
Pegue uma chave de teste encoste em um fio de cada vez, nunca encoste em outro fio ao mesmo tempo, coloque o seu dedo polegar na parte metálica no final da chave para ver se vai acender a luz que tem no interior da chave,faça isso em todos os fios que vão para o chuveiro.Esse teste é feito para comprovar que cada fio está ligado corretamente a rede elétrica interna,em alguns casos você notará que os fios tem cores diferentes,mas o verde ou amarelo são sempre o fio terra,já para saber qual é o fase é primordial realizar os testes porque o padrão de cores de fios já mudou algumas vezes e muitos eletricistas não atualizam esse padrão na hora de instalar a rede.

O próximo passo e desligar o disjuntor e marcar qual fio é o fase e qual é o neutro para poder ligar do modo certo e evitar a queima do chuveiro. Olhe na embalagem ou no chuveiro para ver qual cor representa os fios neutro, fase e terra do aparelho. Ligue os fios do chuveiro de acordo com os fios que você marcou quando fez o teste; use conectores de qualidade sempre, não importa o preço, pois chuveiro em curto é algo que você não vai querer ver e talvez nem veja os resultados. Aperte bem os parafusos dos conectores para que não haja aquecimento dos fios, una os fios o máximo que puder e nunca deixe um fio preso apenas por um pedaço. Nunca faça imendas em fios de chuveiro, isso é perigoso e pode custar uma vida.

Se no chuveiro da sua casa só tem dois fios, significa que você só tem os fios fase e neutro, portanto não tem o fio de aterramento. Se na sua casa a rede está desse modo é porque o eletricista não ligou um aterramento para seu chuveiro, o ideal é ligar um fio de aterramento para dar mais segurança.

Se não tem habilidades para realizar essa tarefa chame um profissional habilitado.

Ps: a parte hidráulica é simples, mas sempre use bastante fita veda rosca na hora de conectar o engate rápido do chuveiro para evitar vazamentos depois do chuveiro instalado

Atenção:

Vou dar uma incrementada nesse post porque vi através das estatísticas de visitantes do blog, que tem muita gente que está buscando informação de como instalar um chuveiro corretamente, mas não leêm todo artigo e para complementar vou explicar em miúdos como instalar um chuveiro elétrico. Vou elaborar um questionário com perguntas e respostas mais comuns. Tenho visto que os visitantes chegam aqui com tags de busca como:

Quantas fases instalar em um chuveiro?
Até onde sei, todo chuveiro 220 v utiliza somente uma fase, ou seja, você vai ligar fase rede + fase chuveiro, neutro rede + neutro chuveiro, terra rede + terra chuveiro. Redes com mais de uma fase se classificam em bifásica e trifásica, mas em todas elas se usa somente uma fase para instalar chuveiros, tomadas simples, chave de luz, etc.
Se você mesmo quer instalar um chuveiro, isso indica que você mora em uma casa com rede mono ou bifásica, portanto nem se preocupe em entender a rede trifásica porque esse tipo de rede é usada em indústrias e grandes comércios.

Onde fica o fio terra do chuveiro?
O fio de aterramento de um chuveiro é facilmente identificado pela sua cor, por padrão NBR todo fio de aterramento é verde ou amarelo, logo todos chuveiros vem com os fios identificados em cores.

Minha rede não tem fio terra para o chuveiro, o que eu faço?
Compre uma haste de aterramento de 2 mts com o conector de haste, cabo 4 mm verde suficiente para alcançar o chuveiro e a haste. Esses itens custam menos de R$20,00 os três, o que considero totalmente em conta já que é para a própria segurança, não precisa comprar a caixa de inspeção de aterramento(o balde). Enterre a haste no seu terreno e deixe uma "cabeça" de uns dez centímetros desenterrada, conecte o fio com o conector e aperte bem para que não afrouxe com o tempo. Passe o fio pela tubulação dos fios que vão até o chuveiro, mas se isso não for possível, sinta-se a vontade de passar o fio de aterramento por fora da parede e faça isso usando canaleta sistema x ou colando o fio na parede com silicone. Junte a ponta do fio de aterramento que acabou de criar com a ponta do fio terra do chuveiro. Detalhe: se você mora em local onde não tem terreno ou quintal, pode furar o chão e enterrar a haste e deixar bem junto ao chão porque não tem perigo algum, só se o chuveiro estiver em curto.

Como aterrar um chuveiro?
Como expliquei acima, isso pode ser feito com a colocação de um fio terra .

Quais as cores padrão de fios do chuveiro?
As cores definidas por padrão para a fabricação de chuveiros é verde ou amarelo para terra, azul para neutro e o restante das cores para fase.

Que cor é o fio de aterramento?
O fio de aterramento pode ser verde ou amarelo, mas o mais comum é o verde.

Que conector usar para juntar os fios do chuveiro?
Eu sempre indico que seja usado um conector que tenha uma chapinha de cobre que compreenda todo fio, ou seja que aperte todo fio sem deixar sequer uma farpa para fora. Onde moro usamos o melhor conector que é o dersehn porque é exatamente o que atende ás qualificações que citei.

Como identificar os fios do chuveiro?
Para identificar os fios do chuveiro é fácil, olhe na embalagem, ela especifíca através das cores do fios qual sua respectiva função. Se não encontrar nada na embalagem,com certeza vai encontrar no corpo do chuveiro,procure bem porque alguns chuveiros tem as letras na mesma cor do revestimento.

Qual é o fio fase da rede? compre uma chave de testes e encoste o dedo no parafuso que fica em cima da mesma, fique com o dedo no local e encoste em um fio de cada vez, o que acender a luz da sua chave é o fase , o neutro é o que não acende a luz da chave. Faça isso com o disjuntor ligado e depois desligue para poder trabalhar os fios na instalação do chuveiro.

Como instalar o chuveiro sem queimar a resistência?
Para não queimar a rsistência após a instalção do chuveiro é necessário deixar a água correr pela resistência na temperatura de verão, ou seja, sem a resitência acionada. Depois disso pode colocar a temperatura que quiser. Isso é feito para que a resistência não trabalhe a seco, evitando a queima.