Segundo a Wikipedia, o Blender é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation,
para modelagem, animação, texturização, composição, renderização,
edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como
jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o
Ketsji (em breve estarei postando sobre ele).
Atualmente na versão 2.49a, o Blender
está disponível para vários sistemas operacionais (multi-plataforma),
inclui suporte a Python como linguagem de script e possui tradução para o
português.
Ele foi criado como um software proprietário, que possuía uma versão gratuita, e em 2002 foi lançado sob licença GNU GPL.
Para quem não conhece o Blender, a
primeira coisa que se pergunta é: O que eu posso fazer com esse
programa? Bem, você pode fazer coisas como essa:
E aí? Achou legal? É claro que para
chegar ao resultado da figura acima é preciso muita prática e
treinamento, mas você pode chegar lá! O objetivo da equipe de
desenvolvedores do Blender é alcançar o poder de desenvolvimento de
programas proprietários, como o 3D Max e o Maya. Ele está escrito em C++
e possui algumas partes, principalmente scripts embutidos, em Python.
O Blender pode ser utilizado em qualquer
área que seja necessária a geração de modelos tridimensionais, geração
de imagens renderizadas, animação e jogos. Ele é um programa bastante
útil para quem trabalha com projetos de arquitetura, design industrial,
engenharia, animação, produção de vídeo e desenvolvimento de jogos,
graças ao seu motor de jogo embutido (Ketsji).
Para quem ficou curioso e resolveu dar
uma olhada no programa, tenho um lembrete: de início algumas pessoas
podem se assustar com a interface, muitos botões e muitas opções
variadas, mas depois que você começa a realmente utilizá-lo vai perceber
o quanto o software é poderoso e rico em opções para aprimorar seu
trabalho.
Mais uma pergunta: O Blender pode ser
utilizado por empresas e trabalhos profissionais? Claro que sim! Já
existem alguns projetos profissionais usando o Blender, entre eles
podemos citar o filme Homem Aranha 2, onde o Blender foi usado para
criar animações e pré-visualizações para o esboço das cenas.
Você pode conferir o show que o pessoal realiza com o Blender aqui.
Também existem trabalhos de brasileiros muito bons, como o exposto pelo
Rogério Figueiredo na área de arquitetura (confira o trabalho aqui).
Se quiser dar uma conferida no potencial
do programa para animação, você pode assistir a uma animação feita pelos
desenvolvedores da Blender Foundation produzida totalmente no Blender:
Big Buck Bunny (muito boa a animação!).
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