Entre a Gente...

Entre a Gente...
Construção e Legalização da casa dos nossos sonhos

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Conhecendo o Blender, imagine, crie, aventure-se!

Posted by Priscylla Silva 3 Comments

Segundo a Wikipedia, o Blender é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Ketsji (em breve estarei postando sobre ele).
Atualmente na versão 2.49a, o Blender está disponível para vários sistemas operacionais (multi-plataforma), inclui suporte a Python como linguagem de script e possui tradução para o português.
Ele foi criado como um software proprietário, que possuía uma versão gratuita, e em 2002 foi lançado sob licença GNU GPL.
Para quem não conhece o Blender, a primeira coisa que se pergunta é: O que eu posso fazer com esse programa? Bem, você pode fazer coisas como essa:
E aí? Achou legal? É claro que para chegar ao resultado da figura acima é preciso muita prática e treinamento, mas você pode chegar lá! O objetivo da equipe de desenvolvedores do Blender é alcançar o poder de desenvolvimento de programas proprietários, como o 3D Max e o Maya. Ele está escrito em C++ e possui algumas partes, principalmente scripts embutidos, em Python.
O Blender pode ser utilizado em qualquer área que seja necessária a geração de modelos tridimensionais, geração de imagens renderizadas, animação e jogos. Ele é um programa bastante útil para quem trabalha com projetos de arquitetura, design industrial, engenharia, animação, produção de vídeo e desenvolvimento de jogos, graças ao seu motor de jogo embutido (Ketsji).
Para quem ficou curioso e resolveu dar uma olhada no programa, tenho um lembrete: de início algumas pessoas podem se assustar com a interface, muitos botões e muitas opções variadas, mas depois que você começa a realmente utilizá-lo vai perceber o quanto o software é poderoso e rico em opções para aprimorar seu trabalho.
Mais uma pergunta: O Blender pode ser utilizado por empresas e trabalhos profissionais? Claro que sim! Já existem alguns projetos profissionais usando o Blender, entre eles podemos citar o filme Homem Aranha 2, onde o Blender foi usado para criar animações e pré-visualizações para o esboço das cenas.
Você pode conferir o show que o pessoal realiza com o Blender aqui. Também existem trabalhos de brasileiros muito bons, como o exposto pelo Rogério Figueiredo na área de arquitetura (confira o trabalho aqui).
Se quiser dar uma conferida no potencial do programa para animação, você pode assistir a uma animação feita pelos desenvolvedores da Blender Foundation  produzida totalmente no Blender: Big Buck Bunny (muito boa a animação!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário