Entre a Gente...

Entre a Gente...
Construção e Legalização da casa dos nossos sonhos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CURSO TÉCNICO EM QUALIDADE

Para ajudar você a compreender melhor a atuação do Técnico eprof_glauberm Qualidade, o Colégio São Lucas apresenta uma entrevista realizada com o coordenador do curso, Prof. Me. Glauber Gonçalves.  

Quais as funções do Técnico em Qualidade na rotina do trabalho? 
O profissional dessa área identifica e interpreta as diretrizes do planejamento da empresa, tornando-as aplicáveis. Ele interpreta os resultados de estudos de mercado e aplica nas rotinas da empresa, utilizando ferramentas para planejar, apoiar ações, controlar e avaliar os procedimentos propostos, atendendo a todos os públicos internos e externos à empresa. 
Para cumprir essas funções, o profissional deve estar capacitado para atuar nos três setores econômicos – indústria, comércio e serviços - e ter em mente que além da parte operacional do trabalho deve entender e interpretar o planejamento no cenário em que se apresenta, respeitando os valores éticos de responsabilidade social, justiça, honestidade, criatividade e proatividade. Sobretudo, o Técnico em Qualidade deve exercer sua liderança voltada para a realização do trabalho em equipe e que tenha como objetivo principal o crescimento da empresa e dos seus colaboradores.         

Quais as características pessoais do profissional dessa área? 
Gostaria de iniciar essa resposta pelas competências técnicas desse profissional. 
Do Técnico em Qualidade – e, portanto, dos alunos que se matriculam no nosso curso – se espera, entre outros aspectos, que sejam capazes de: 
- Conceber um sistema de qualidade, implementando-o; 
- Desenvolver planos de controle para as mais diversas atividades empresariais, padronizando-as; 
- Realizar auditorias de qualidade, apontando e agindo sobre os resultados; 
- Participar dos programas de qualificação externa a fim de promover a qualidade em todas as esferas em que a empresa estiver inserida.
  
A partir dessas competências técnicas, poderemos apontar as características pessoais necessárias a esse profissional: 
Ser pragmático, ou seja, resolver as coisas de uma maneira rápida e ágil não esperando a solução, mas fazendo a solução; 
Ser Persuasivo, pois necessitará, em muitos casos, convencer pessoas e conquistar adeptos; 
Ser Pesquisador na medida em que deverá propor soluções para todos os tipos de problemas enfrentados.  
Poderíamos enumerar outras características, mas acredito que essas representam as principais na atuação do Técnico em Qualidade. 
  
Onde atua esse profissional?  
Hoje, na região metropolitana, esse profissional tem campo para trabalhar nos três setores econômicos. Pode trabalhar numa indústria, acompanhando o processo de montagem de um carro, bem como em uma rede de lojas de departamentos onde são importantes o atendimento ao cliente e os prazos de entrega, por exemplo.  
Além disso, pode conjugar a gestão da qualidade com outra atividade. Por exemplo, no setor comercial, pode atuar na busca de meios adequados para um incremento na receita e uma redução nos custos operacionais. 

E hoje, como está o mercado de trabalho para esse profissional?  
Essa é a melhor parte! Um profissional que alcance as habilidades e competências do Técnico em Qualidade tem lugar assegurado! Seja em uma pequena ou grande empresa, desde uma petroquímica ou de uma loja de departamentos. O momento é muito favorável, pois o mercado aquecido, aliado à capacidade desse profissional de atuar em toda a cadeia produtiva, proporciona um alto nível de empregabilidade e com bom nível salarial.  

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor o que faz e como estão as condições de trabalho do Técnico em Qualidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário