Entre a Gente...

Entre a Gente...
Construção e Legalização da casa dos nossos sonhos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

TÉCNICO EM LOGÍSTICA



É um curso profissionalizante em que o aluno desenvolve competências profissionais para identificar oportunidades de negócios, proporem soluções inovadoras para a área, operacionalizar ações integradas de marketing e vendas e de logística, planejar e operacionalizar a produção, operacionalizar a logística internacional, identificar e operacionalizar custos logísticos e consolidar e integrar, no âmbito da cadeia logística, seus processos.
 (Carga horária mínima: 800)
http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif


Ato de Autorização

Portaria SENAC/Geduc-SE nº 31/2011 de 29/07/2011, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 372, em 17/09/2011
http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif

Mercado de Trabalho

O Técnico em Logística é o profissional que operacionaliza os processos de armazenamento, movimentação, transporte, distribuição, planejamento, programação e produção de materiais e serviços. Pode atuar em empresas da área da Indústria, Comércio, Serviços, Agronegócio, Organizações sem fins lucrativos, Organizações Públicas e Privadas.

Panorama de mercado:
Em um contexto altamente competitivo, com pressões em níveis mundiais, em que o ambiente, assim como os processos empresariais, vem passando por grandes transformações, a Logística é um conceito em constante evolução, atrelado à busca de ganhos de produtividade e níveis de custos reduzidos, em função do desafio global e da necessidade de agir, de modo rápido, frente às alterações ambientais. O ambiente atual em que a Logística está inserida envolve vários fatores relevantes, como:

- mercados em constantes mudanças;
- nichos de mercados ascendentes;
- altas taxas de inovação tecnológicas em produtos e processos;
- menor ciclo de vida dos produtos, bem como crescimento da demanda por produtos customizados;
- distribuição de soluções completas aos clientes, inclusão de produtos e serviços, com exigências de preços reduzidos, qualidade superior e serviços adicionais, além de cooperação entre os parceiros em uma cadeia de suprimentos.

Atualmente, ela exerce um papel estratégico e imprescindível para alcançar a vantagem competitiva nas organizações.
http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif

Pré-requisitos

Estar cursando, no mínimo, o segundo ano do ensino médio.
http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif

Método

São realizadas atividades diversificadas, como estudos de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos. As atividades previstas para o curso têm como eixo condutor um projeto, construído no decorrer dos módulos, por etapas, considerando as especificidades de cada módulo, favorecendo o desenvolvimento das competências previstas, na medida em que considera contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimula a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.
Clique aqui para visualizar o Plano de Curso
http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif

Programa

Módulo 1
Ambientação Organizacional (40 horas)
• Identificar os modelos de gestão, baseando-se na evolução das teorias administrativas objetivando a visão sistêmica da organização.
• Definir a arquitetura organizacional, com base nos conceitos e princípios de gestão para subsidiar os processos administrativos e de tomada de decisão.
• Reconhecer-se como profissional, tendo como base o conceito de missão, visão e valores, objetivando o desenvolvimento de uma postura ética comprometida com a sustentabilidade.

Módulo 2
Empreendedorismo (40 horas)
• Identificar características e a importância do comportamento empreendedor, mobilizando conceitos e técnicas específicas para desenvolvimento profissional.
• Identificar oportunidades e estratégias de negócio, com base no processo criativo e inovador de geração de idéias, analisando a viabilidade mercadológica, econômica, financeira para criação de projetos, produtos ou serviços.

Módulo 3
Armazenagem e Movimentação de Materiais (200 horas)
• Identificar e reconhecer à logística e sua historia, através de teorias e fundamentos, subsidiando o conhecimento dos setores onde a logística está presente.
• Operacionalizar a aquisição e a administração de materiais, conhecendo e aplicando as rotinas envolvidas, estabelecendo critérios de compras e a organização dos processos.
• Selecionar fornecedores, aplicando metodologia de aquisição de materiais, tendo em vista a qualidade, a redução de custos e a disponibilidade dos insumos.
• Operacionalizar processos de armazenagem, conhecendo e aplicando as rotinas envolvidas, de modo a garantir a integridade, segurança dos materiais e os custos envolvidos.
• Utilizar sistemas de armazenagem de produtos e materiais, viabilizando processos e operações logísticas de modo a garantir a eficiência e a eficácia.

Módulo 4
Transporte e Distribuição (200 horas)
• Operacionalizar transportes, com base em conhecimentos e habilidades sobre modais, tipos de equipamento, tecnologias, programação de Frotas, controle de riscos e cálculo de custos do frete, para aperfeiçoar custos e nível de serviço buscando a competitividade do mercado.
• Executar ações integradas de logística, marketing e vendas, mobilizando os conceitos e princípios pertinentes, objetivando viabilizar processos e operações que permitam atender a demanda.
• Operacionalizar o processo de distribuição de produtos, com base na administração de estoques, nos canais de distribuição e no planejamento de transporte, para garantir a organização dos processos e atender os prazos dos pedidos.
• Identificar à logística reversa, considerando as melhores alternativas de transporte, reduzindo custo e adicionando valor ao produto e ao serviço.

Módulo 5
Planejamento, Programação e Controle da Produção (120 horas)
• Identificar e acompanhar metodologias do planejamento e controle da produção, aplicando conceitos e princípios relacionados com os processos produtivos, atendendo às necessidades da demanda.
• Reconhecer e aplicar o papel estratégico da administração da produção, identificando as principais atividades envolvidas, interagindo com as demais áreas da organização.
• Executar procedimentos normativos, aplicando conceitos de qualidade de acordo com o padrão da ISO - Internacional Organization for Standardization a fim de garantir a melhor condução dos processos.
• Propor e analisar melhorias no processo produtivo, tendo em conta os principais aspectos competitivos da manufatura: custo, confiabilidade, velocidade e flexibilidade, contribuindo para a competitividade da empresa.
• Reconhecer e aplicar as tecnologias, através de sistemas de informação para o setor de planejamento, programação e controle da produção, garantindo a eficiência e a eficácia dos processos produtivos.

Módulo 6
Logística Internacional (120 horas)
• Identificar oportunidades de crescimento econômico do país, entendendo a importância dos acordos internacionais, com bases nos aspectos políticos, visando acompanhar a evolução do Cenário mercadológico nacional através de dados estatísticos.
• Compreender as operações de controle no comércio exterior, através dos órgãos reguladores, a fim de garantir a segurança da operação.
• Acompanhar os tipos de contratos de compra e venda, com base nos aspectos administrativos, financeiros, comerciais e legais de responsabilidade do comprador e vendedor, para dar continuidade ao processo de comércio internacional.
• Operacionalizar os procedimentos para entrada e saída de bens e serviços, considerando os elementos que compõem o custeio operacional, cambial e tributário, a fim de subsidiar o fluxo das operações.

Módulo 7
Logística Integrada (80 horas)
• Consolidar os processos logísticos de forma integrada, mobilizando as principais técnicas e recursos existentes, visando o controle de todas as etapas deste processo.
• Propor soluções para reduzir custos, mediante a sinergia entre as áreas envolvidas, mantendo alinhamento entre a política estratégica e de operações.
• Programar e controlar ações de melhoria, através de indicadores de desempenho, contribuindo para a eficiência e eficácia da gestão logística.
http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif

Certificação

Ao concluir os módulos I e III, o aluno recebe o certificado de Assistente em Armazenagem e Movimentação de Materiais
Ao concluir os módulos I e IV, o aluno recebe o certificado de Assistente em Transporte e Distribuição

Na conclusão de todos os módulos, o aluno recebe o diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Logística, válido em todo Brasil.
http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif
  O SENAC fornece o material didático:

Livros:
- BALLOU, R. H. Logística empresarial. São Paulo: 1. Ed. Atlas, 2010.
- KEEDI, Samir, ABC do Comércio Exterior - Abrindo as primeiras páginas, São Paulo: 4. Ed. Aduaneiras, 2010.
Os livros são disponibilizados aos alunos.
http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif



http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif
http://www.sp.senac.br/imagens/x.gif

http://www.sp.senac.br/imagens/x1.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário